Musée d'Orsay, Paris
O Jardim
Consideremos o jardim, mundo de pequenas coisas,
calhaus, pétalas, folhas, dedos, línguas, sementes.
Sequências de convergências e divergências,
ordem e dispersões, transparência de estruturas,
pausas de areia e de água, fábulas minúsculas.
Geometria que respira errante e ritmada,
varandas verdes, direções de primavera,
ramos em que se regressa ao espaço azul,
curvas vagarosas, pulsações de uma ordem
composta pelo vento em sinuosas palmas.
Um murmúrio de omissões, um cântico do ócio.
Eu vou contigo, voz silenciosa, voz serena.
Sou uma pequena folha na felicidade do ar.
Durmo desperto, sigo estes meandros volúveis.
É aqui, é aqui que se renova a luz.
António Ramos Rosa, in "Volante Verde"
Galeria de Paul Sérusier
Paul Serusier, Le Tisserand, 1888
Paul Sérusier, La barrière fleurie, Le Pouldu, 1889
Paul Sérusier, Printemps au Pouldu, 1890
Paul Sérusier, Ferme au Pouldu, 1890
Paul Sérusier, Solitude, 1891
Paul Sérusier, Ève Bretonne ou Mélancolie, vers 1891, Musée d'Orsay, Paris.
Paul Sérusier, Laundresses at the River, 1892, Musée d'Orsay, Paris
Paul Sérusier, Deux bretonnes sous un pommier en fleurs, 1892
Paul Sérusier, L'averse 1893, Musée d'Orsay, Paris
Paul Sérusier, Boys on a River bank, 1906
Paul Sérusier, Landscape, 1912, Musée d'Orsay, Paris
Paul Sérusier
Paul Sérusier (Paris, 9 de novembro de 1864 — Morlaix, 7 de outubro de 1927) foi um pintor pós-impressionista francês.
Estudou na Academia Julian e foi monitor na mesma instituição em meados da década de 1880. No Verão de 1888 viajou para Pont-Aven e juntou-se a um grupo de jovens artistas liderados por Paul Gauguin.
Entretanto, em Pont-Aven, o artista pinta O Talismã, sob a supervisão de Gauguin. Sob influência dos dois, formou-se o grupo pós-impressionista Les Nabis. Pierre Bonnard, Edouard Vuillard e Maurice Denis tornaram-se os mais conhecidos do grupo, mas à época, a sua influência no grupo era periférica.
Trabalhou, finalmente, na Académie Ranson e publicou o seu livro "ABC de la peinture" em 1921.
Paul Sérusier teve uma influência reconhecida na arte pós-impressionista, e é lembrado como um dos grandes pintores vanguardistas franceses do início do século XX e um dos mais influentes na pintura da época, mesmo que ele próprio estivesse bastante influenciado por Gauguin. A sua principal obra, O Talismã, reflete essa influência. O seu trabalho, e o dos seus companheiros, antecedeu o fauvismo. (Daqui)
Paul Sérusier, L'Incantation ou Le Bois Sacré, 1914
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