Kazimir Malevich, The Knifegrinder or Principle of Glittering, 1912-13
Nada Falta
Ao cair da tarde,
passa lá fora
a melancólica,
antiquíssima flauta
do amolador.
Vai-se afastando
e deixando atrás de si,
como uma cascata,
a toada
magoada e urgente
da noite que vem
e promete ser
varrida de água
e de vento,
fatal para vagabundos
e para espíritos aflitos
e afligidos.
Mas
entre os múltiplos golpes
executados por aí
com um cutelo de dois gumes
de fabrico euro-alemão,
esta tormenta,
no ritmo da flauta,
anuncia sobretudo a queixa
de mais um trabalho
em liberdade e em gosto
prestes a morrer.
Parece
que mais ninguém a ouve,
e,
pelo silêncio que fica,
parece até
que já não há ninguém vivo na rua.
Nem os cães…
Estarão
a ver
as inundações
na América
— Os cães também?
Claro, nem ladram.
A televisão
inunda-lhes a casa lá longe
e eles gostam.
Também lhes afia as facas
que trazem na cabeça
e todos gostam.
Não precisam de amolador.
Não precisam de mais nada.
Ao cair da tarde,
passa lá fora
a melancólica,
antiquíssima flauta
do amolador.
Vai-se afastando
e deixando atrás de si,
como uma cascata,
a toada
magoada e urgente
da noite que vem
e promete ser
varrida de água
e de vento,
fatal para vagabundos
e para espíritos aflitos
e afligidos.
Mas
entre os múltiplos golpes
executados por aí
com um cutelo de dois gumes
de fabrico euro-alemão,
esta tormenta,
no ritmo da flauta,
anuncia sobretudo a queixa
de mais um trabalho
em liberdade e em gosto
prestes a morrer.
Parece
que mais ninguém a ouve,
e,
pelo silêncio que fica,
parece até
que já não há ninguém vivo na rua.
Nem os cães…
Estarão
a ver
as inundações
na América
— Os cães também?
Claro, nem ladram.
A televisão
inunda-lhes a casa lá longe
e eles gostam.
Também lhes afia as facas
que trazem na cabeça
e todos gostam.
Não precisam de amolador.
Não precisam de mais nada.
Lisboa: Pianola, 2016.
Kazimir Malevich, Englishman in Moscow, 1914
"Eu sentia apenas noite dentro de mim, e foi então que concebi a nova arte, que chamei suprematismo."
[Kazimir Severinovich Malevich (1879 –1935) foi um pintor abstrato russo de ascendência polaca-ucraniano. Fez parte da vanguarda russa e foi o mentor do movimento conhecido como Suprematismo.]
Suprematismo
Movimento Artístico
Estilo
e movimento surgidos na década de 10 do século XX e que se prolongou
até 1919, tendo como ponto de partida a obra do pintor abstrato russo Kasimir Malevitch e cruzando influências do Cubismo e do Futurismo.
A sua primeira obra suprematista, um quadrado negro sobre fundo branco,
denuncia a importância do papel que a geometria desempenhava neste
estilo
Em 1915 Malevitch publicou um manifesto onde propunha uma
arte radicalmente abstrata, insistindo na supremacia das formas
geométricas como elementos-base da composição, acompanhando-o da
exposição de um conjunto de pinturas abstratas e geométricas. A
representação figurativa de objetos ou simplesmente de ideias era
totalmente recusada, fundamentando a pesquisa estética nos "puros
sentimentos artísticos".
A sua obra Quadrado Branco sobre Fundo Branco,
de 1918, constitui o culminar desta estética da redução e torna-se de
imediato o emblema do próprio movimento. Aqui, a forma destaca-se do
fundo exclusivamente por subtis alterações de pinceladas, recusando
qualquer diferenciação tonal. A radicalidade desta obra no sentido da
máxima abstração motivou Malevitch a declarar, no ano seguinte, a morte
ou esgotamento do Suprematismo enquanto experiência estética.
Embora tendo conhecido pouco impacto no país de origem, o Suprematismo e a obra de Malevitch tiveram grande influência na arte europeia, nomeadamente em Kandinsky e nos artistas do grupo De Stijl. Considera-se ainda um dos movimentos precursores do Minimalismo. (daqui)
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