sexta-feira, 2 de abril de 2021

"Soneto de outono" - Poema de Lêdo Ivo



Isaac Levitan, Autumn day, Sokolniki, 1879


Soneto de outono


 
Se mais que a forma e mais que o pensamento
guardado na vigília, sem temor.
Fica no meu olhar, como no amor
verteria teu nome em verso atento.

Sê mais que a forma sempre em movimento
tornada mais humana pela dor.
Fica dormindo em mim, quando eu me for
e te deixar entregue ao desalento.

Sê minha mesmo que eu não te conheça
e te ame sem te ver, sempre te vendo
na forma que jamais fuja ou pereça.

Para tocar-te, eu sempre as mãos estendo
mas não te alcanço, e em minhas mãos transformas
teu corpo imaginário em puras formas. 
 
 
do livro “Poesia completa”, 2004



Isaac Levitan, Golden Autumn, 1895
 

Outono

Na despedida
as costas! Solitário
vento de outono.
(Haicai / Haikai / Haiku)
 
 

Sem comentários: