terça-feira, 30 de março de 2021

"Meu sonho" - Poema de Jacinta Passos

 
Gustave Caillebotte, Villas à Trouville, 1884, Cleveland Museum of Art
 
 
Meu sonho


O meu sonho
mais risonho
é suave e pequenino
resumindo entretanto o meu destino.
É de cor azul escura
como o mar que longe chora.
É cor de infinito e de ânsia
cor do céu, cor do mar, cor de distância.
Tem a leve suavidade
da saudade,
e a cantante doçura
de um regato que murmura.
Macio e encantador
é carícia de pluma e perfume de flor.
O meu sonho
mais risonho,
é para mim cada momento
o motivo maior de doce encantamento.
 
Salvador BA, 6. out. 1937.

Jacinta Passos
em "A Tarde"
 
 
Gustave Caillebotte (Paris, 1848 - Gennevilliers, 1894),  L'Yerres, pluie, 1875, 
Indiana University Art Museum, Bloomington, Indiana


Chuva de Primavera

Vê como se atraem
nos fios os pingos frios!
E juntam-se. E caem. 

(Haicai / Haikai)


Sem comentários: