domingo, 28 de março de 2021

"Soneto das alturas" - Poema de Lêdo Ivo


 
Alexei Savrasov (Russian, 1830-1897), The Rooks Have Come Back, 1871

[Savrasov was one of the most important of all the 19th century Russian landscape painters, considered the creator of the "lyrical landscape style". A trully emblematic work, "the rooks have returned" (or "the rooks have come back") is Savrasov's most famous painting, a lovely elegy to the spring announced by the rooks return.] (Daqui)


Soneto das alturas

 
As minhas esquivanças vão no vento
alto do céu, para um lugar sombrio
onde me punge o descontentamento
que no mar não deságua, nem no rio.

Às mudanças me fio, sempre atento
ao que muda e perece, e ardente e frio,
e novamente ardente é no momento
em que luz o desejo, poldro em cio.

Meu corpo nada quer, mas a minh′alma
em fogos de amplidão deseja tudo
o que ultrapassa o humano entendimento.

E embora nada atinja, não se acalma
e, sendo alma, transpõe meu corpo mudo,
e aos céus pede o inefável e não o vento.

 
Lêdo Ivo,
do livro "Acontecimento do soneto"
‘Ode à Noite', 1951.
 


Alexei Savrasov, The Sukharev Tower, 1872


Os Poemas



É meu corpo que escreve os meus poemas.
Minha alma é a sucursal da minha mão.
As palavras me buscam no silêncio.
Palavras são estrelas que reclamam
o papel branco: céu, constelação.

Lêdo Ivo
,
de "Rumor Noturno", 2009
 
 

Sem comentários: